Alguns cuidados básicos para se ter com uma mochila

As mochilas estão cada vez mais variadas, entre idades e, desde mochilas infantis ou mochiletes para escolas, faculdade, ou mesmo, viajar ou trabalhar. Há modelos variados que atendem a múltiplos gostos. Alguns tipos de mochilas, por exemplo, exigem cuidados mais especiais por causa do material, entre outros motivos, acompanhe o nosso post e veja alguns cuidados básicos com a sua mochila. 

Bom, de fato, mochilas em couro, como modelos tipo executivo, precisam de cuidados bem específicos.

Mochilas esportivas, incluindo os modelos ideais para prática de esporte de aventura (ecoturismo, trilhas, etc.), também exigem atenção e cuidado na maneira de guardar, limpar, etc. Óbvio que não se pode deixar de lado também as mochilas escolares, como são utilizadas com muita frequência, ser cuidadoso na manutenção prolonga a vida útil do produto, com certeza. Bom, que tal conferir nas linhas abaixo algumas dicas especiais e informações importantes sobre os principais cuidados com a mochila? Então, boa leitura para você!

 



As mochilas executivas em poliéster (como o modelo Octane) e opções em couro sempre chamam a atenção pela beleza e durabilidade. Muitas delas foram feitas para transportar computadores e tablets de forma segura e prática. É importante se preocupar, além da limpeza externa, em sempre retirar as sujeiras e pó que ficam internamente dentro das mochilas. Importantíssimo: guarde o produto sempre limpo em armários ou guarda-roupa.

Bom, em relação aos produtos em couro, saiba que esse tipo de material requer mais cuidados. Não há nenhum bicho de sete cabeças, a equação é bem simples, não se preocupe. Primeiramente, em relação à limpeza siga as seguintes dicas:

  • Use sempre uma flanela seca ou levemente úmida, se preferir

  • Alguns materiais em couro são impermeáveis, bastante úteis para dias de chuva, mas mesmo assim, o couro molhado na parte externa deve ser enxugado com algum pano leve

  • Não utilize secador, o que pode provocar estragos no material

  • Evite limpar o couro com produtos químicos

  • Para manter a durabilidade, higiene e beleza do couro, hidrate frequentemente o material com qualquer creme hidratante

  • Em hipótese alguma coloque a mochila para ser lavada em tanquinhos ou máquina de lavar. O processo de limpeza é manual mesmo

Em relação às mochilas em poliéster, para lavar o material se atente a dicas que estão, em geral, na etiqueta do produto, as quais podem conter informações sobre melhor método de lavagem. Saiba que:

  • Em geral, o material pode ser lavado uma vez por ano, por exemplo, mas evite usar produtos químicos na limpeza. A mochila deve ser secada à sombra

  • Os demais cuidados se resumem basicamente a limpeza no interior da mochila, com auxílio de um pano úmido também na parte externa

  • Se quiser, pode usar fitas adesivas e itens que ajudam a eliminar as bolinhas brancas


As mochilas são companheiras das pessoas no cotidiano, da rotina diária e também, passeios de domingo ou aventuras nas trilhas. Nada mais do que justo mantê-las sempre limpas e bem cuidadas, certo? O acúmulo de sujeira pode atrair a proliferação de bactérias. Então, atenção:

  • Retire frequentemente restos de alimentos ou quaisquer sujeiras no interior da mochila. É muito comum essas situações quando se transporta alimento ou líquidos para práticas esportivas, por exemplo

  • Vai para uma trilha e deseja levar frutas? Não se esqueça de colocar os alimentos dentro de um saco plástico dentro da mochila

  • Como no caso das mochilas para laptop em poliéster, os demais produtos em tecidos podem ser limpados com pano úmido

  • A lavagem também pode ser feita, mas não com muita frequência, evite sempre o uso de produtos químicos, além de esfregar com força no interior na mochila também, ok?

  • Secar à sombra é sempre a melhor opção

A estudante universitária Mônica Sarmento, 21, afirma que por falta de cuidado e conhecimento teve a mochila danificada após poucos meses de uso. “Uma das coisas que sempre fazia ela lavar a mochila toda a semana e a deixava secando debaixo do sol. Percebi que o tecido começou a perder a cor e a qualidade, sabe? E a mochila ficou muito estragada em pouco tempo”, afirma.

 


Claro que as mochilas das crianças também precisam ter os cuidados na higiene, limpeza e manutenção mencionados antes e deve haver sempre atenção redobrada, obviamente. Com as mochilas escolares, os pais precisam verificar com frequência questões essenciais, como se ficaram restos de alimento ou resquícios de materiais escolares (tintas, lápis, papéis, etc.).

Outros cuidados são muito importantes como:

  • Embalar bem produtos ou alimentos que podem vazar no interior da mochila

  • Limpar as mochilas com pano úmido, em alguns casos é possível usar também uma esponja suave molhada com detergente para remover alguma sujeira

  • Lave a mochila apenas de vez em quando e evite deixá-la de molho, isso pode danificar o material

  • Como os demais tipos de mochilas mencionados, deixe o produto secar em lugar com sombra

  • Atenção ao tamanho das alças, eles precisam estar adequados ao tamanho da criança

  • Os modelos com duas alças, como as mochilas infantis são os mais indicados  

  • Verifique também com frequência se não há nenhuma parte da alça prestes a romper

Além de cuidados com limpeza, preste a atenção no peso das mochilas, além de estragar o produto, tem uma questão ainda mais importante: isso pode prejudicar a saúde da criança, além de comprometer a coluna do pequeno. Bom, em resumo, cuidar bem e corretamente da mochila do seu filho, também significa preservar a saúde dele, pense muito a respeito disso, combinado?

A mochila ideal para qualquer ocasião e idade é sempre aquela que cumpre o objetivo esperado e é útil para a atividade a qual está destinada. Conservar o material também é importante em todo esse contexto, uma mochila bem cuidada e limpa será melhor aproveitada por você, certo?

Além dos cuidados com limpeza e higiene, também é muito importante evitar transportar produtos pontiagudos e muito grandes para a capacidade da mochila. Que tal também escolher um lugar ideal e exclusivo para guardá-la? Você pode optar por um espaço na gaveta ou mesmo pendurá-la próximo a suas roupas.

Outra dica importante é deixar a sua mochila longe dos raios solares, isso evita que o tecido perca a qualidade e tenha alteração na cor, inclusive. Bom, com todas essas dicas de manutenção e uso, a sua companheira poderá ser utilizada muitas e muitas vezes em sua jornada, no trabalho, escola, viagens e experiência importantes e inesquecíveis. 

Acesse Mochila&Cia e compre já a sua bolsa/mochila!