5 livros para levar na mochila durante uma viagem

Quem não gosta de uma viagem? Quer você viaje pouco ou muito, ir para um lugar desconhecido ou familiar é uma grata experiência, principalmente pelas situações únicas que você irá passar. E entre os itens que vão numa mochila, um dos quais não pode faltar são os livros.

A literatura, de qualquer tipo, é um grande companheiro na estrada, no avião, ou qualquer outro meio de viagem, ajudando a passar o tempo caso a paisagem no lado de fora não seja um grande atrativo, ou caso você busque um meio melhor de se entreter.

Cada um possui um estilo bem particular de ler, mas separamos alguns livros únicos, que tornarão sua viagem ainda mais divertida e inspiradora. Quase todos eles possuem versões de bolso, cabendo perfeitamente na sua mochila. E quanto aos modelos de mochila, não deixe de passar na Mochila & Cia, com diversos modelos disponíveis para te agradar durante a sua viagem.

 


Um dos maiores clássicos da literatura, traduzido para mais de 20 línguas e com adaptações em animação para a TV e para o cinema, O Pequeno Príncipe é uma obra indispensável para sua viagem. Os questionamentos simples, porém profundos em significado, prometem uma história emocionante em tão poucas páginas.

Na trama, um piloto de avião francês sofre um acidente e para no deserto do Saara. Em suas andanças pelo deserto sem fim, o piloto acaba conhecendo um jovem príncipe – o real protagonista da história – dono de um pequeno planeta, que viaja de asteroide a asteroide até parar na Terra, e passar suas experiências para o piloto. São justamente essas histórias que valem a pena sua leitura.

 


Embora não seja muito conhecido do público “Mainstream”, a trama de Gabriel Gárcia Marquez é um marco na literatura latino-americana, e não a toa recebeu o prêmio Nobel de Literatura por ele. Há quem diga que o livro fora um dos primeiros a iniciar o gênero do Realismo Fantástico, mas esta é um fator a ser deixado de lado enquanto aproveita a bela trama.

O livro gira em torno da família Buendía e sua vida solitária na cidade de Macondo, mostrando fatos sobre cada um destes membros desgarrados da sociedade. Apesar de melancólico em um certo ponto, sua história tem um final impactante, gerando boas discussões e reflexões posteriores.

 


Muitos costumam dizer que pessoas não podem ser mudadas por outras, e até certo ponto, isso é verdade. Mas e se uma delas simplesmente lhe mostrasse o seu verdadeiro caminho, que não só lhe dará um sentido mais amplo da vida, como mostrará o que é real felicidade? É sob esses parâmetros que é contada a história da Dan Milman, autor desta obra incrível, já adaptada para o cinema com o nome de “Poder Além da Vida”.

Na trama, Milman conta suas experiências com um misterioso senhor, que sem lhe contar seu nome, recebeu o apelido carinhoso de “Sócrates” devido a seus questionamentos constantes e quase filosóficos. O que Dan, e provavelmente o leitor, não esperavam, são os choques poderosos de realidade que Sócrates dá sobre a vida, valendo muito a pena  não apenas a trama em si, como os paralelos que podem ser feitos com a realidade.

 


Outro que também já recebeu adaptações para o cinema, com o mesmo nome, e para os amantes de viagem, é um verdadeiro guia para aqueles que desejam aproveitar a vida na estrada intensamente. Sendo um relato interessante do surgimento de movimentos como Beat e suas consequentes contraculturas, ele vale a pena pelo simples prazer de ver as histórias de seu ousado autor Jack Kerouac.

O livro (e o filme, muito bem retratado) mostra as viagens e os relatos de Jack e seus amigos ao passar por diversas cidades americanas, como Nova York, Denver, Los Angeles, e tantas outras. Para quem não fica incomodado com os relatos um pouco mais intensos envolvendo drogas e outras loucuras dos jovens dos anos 60, é uma leitura proveitosa de se ter nas viagens.

 


Dedicado para todas aquelas (e aqueles, porque não?) que simplesmente querem largar a vida monótona e cair na estrada pelo simples prazer de ter novas experiências, esta é uma história de como a vida pode ser muito simples e intensa se assim você desejar. Não por acaso, a trama também foi adaptada para o cinema, estrelada pela atriz Julia Roberts.

O filme mostra a história de uma mulher aos 30 anos cuja vida está a ponto de colapsar com tantas responsabilidades e frustrações. Como um meio de dar a reviravolta que precisava, ela simplesmente larga tudo para viver na estrada, buscando por emoções e aventuras que normalmente uma pessoa da mesma idade não tem disposição de realizar.

Essas foram apenas algumas opções! Você pode tornar sua viagem muito mais interessante na companhia dos livros. E suas próprias experiências forem tão emocionantes quanto as que foram narradas, por que não compartilhá-las da mesma forma? A leitura é um prazer interminável, e que pode ser facilmente dividido.