Dicas para organizar a mochila e tirar o peso das costas

A mochila faz parte do nosso dia-a-dia, desde pequenos somos acompanhados por esse acessório indispensável, que carrega tudo que precisamos, e algumas vezes, até o que não é necessário, por isso uma boa organização é importantíssima para que não se carregue peso demais, pois o uso constante de mochila pesada pode levar a dor, desvio de postura e até doenças mais sérias na coluna, como lordose e escoliose.
Por isso, a Mochila & Cia separou algumas dicas para você organizar a mochila corretamente e tirar o peso das costas.


Existem diversos modelos de mochilas infantis. Grandes, cheias de bolsos, com muitos detalhes, personagens da moda, mas não são apenas esses detalhes que devem ser levados em conta, é preciso pensar no peso que a criança vai carregar para que o baixinho não tenha problemas futuros.

Se a mamãe optar por mochila costal para a criança, ela deve escolher modelos leves. Alças e costas acolchoadas são ótimas para manter o conforto na hora da criança carregar o material. Essas alças precisam ser reguláveis, para ajustar bem a mochila às costas, fazendo com que ela fique acima da lombar. A mochila nunca deve ser maior que as costas da criança, então não se deve afrouxar as alças demais, sempre usando as duas alças bem reguladas.

Uma ótima escolha são as mochilas com bolsos na frente, na lateral e com compartimentos internos, pois ajudam a separar os materiais escolares, deixando os itens mais organizados e mais fáceis de achar. Para crianças muito pequenas, precisa-se verificar se os enfeites e fechos da mochila não soltam facilmente, para evitar acidentes.

Segundo alguns médicos, o peso das mochilas das crianças não pode ultrapassar 10% do seu peso, ou seja, se ela pesa 30 kg, o material não pode ter mais de 3 kg. Uma ótima dica é por os livros e objetos volumosos primeiro dentro da mochila, para que fiquem mais próximo das costas e usar um caderno para cada matéria, pois assim alivia o peso, lembrando que os objetos devem estar muito bem repartidos dentro da mochila. Caso a criança precise carregar muitas coisas, o bom é optar por mochilete, as mochilas de rodinha, mas tendo atenção com as alças que puxam esse tipo de modelo, a criança não pode abaixar enquanto puxa a mochilete.

O lanche deve ser mantido separadamente dos objetos da mochila, até mesmo porque pode abafar os alimentos, o ideal é a criança ter uma lancheira e carrega-la do lado de fora. Para crianças que utilizam mochilete, existem diversos de modelo de lancheiras que possuem sistema alça carona, que possibilita a lancheira ser acoplada na mochilete, facilitando na hora da criança carregar os dois.

É importantíssimo que a mãe verifique a mochila de seu filho todos os dias e saiba quais matérias ele tem em cada dia da semana, para que não leve material a mais, ou a menos, evitando itens desnecessários e que só dificultarão o transporte. Livros, cadernos, lápis de cor e outras coisas que não forem usar devem ficar em casa. Colocar etiqueta com nome da criança e o nome da matéria, por exemplo, para identificar, facilita na hora da organização dos itens e evita perdas na escola. Conforme a criança for crescendo, a mãe precisa ensinar como deve ser feita uma boa organização, assim ela poderá organizar sua mochila sozinha.

Caso não tenha jeito e seu filho precise levar todos os dias livros, cadernos e outros materiais muito pesados converse com a escola e veja se a criança pode deixar os itens mais pesados no colégio. Existem escolas que oferecem armários, isso facilita e ajuda na saúde do aluno.


Adolescentes gostam de carregar um pouco de tudo e acabam sobrecarregando suas costas, muitas vezes não ligam para organização e acabam deixando as coisas de qualquer jeito, mas é importantíssimo que o adolescente carregue somente o essencial, para que não seja prejudicado no futuro.

Como as crianças, os adolescentes não podem carregar mais de 10% de seu peso, então devem selecionar bastante o que levar na mochila. Uma alternativa para organizar, é retirar tudo que tem da mochila e guardar de volta apenas o que se usa, conferindo os horários de cada dia da semana e levando somente o material necessário, o bom é fazer isso um dia antes, a noite sempre fica mais fácil. Colocar os objetos maiores e mais pesados, como livros, por baixo é ideal para não espremer os objetos mais leves. Para não precisar levar cadernos muito grandes, uma boa saída são os fichários, pois é possível guardar em casa as folhas do fichário, mas não se pode perder estas folhas de jeito nenhum, então compre uma pasta, guarde-as anotando em um papel o nome da matéria e coloque junto com as folhas, para não misturar. Não coloque lápis e caneta de qualquer jeito dentro da mochila, ter um estojo amplo para colocar tudo que precisa no dia-a-dia é essencial para manter a qualidade dos materiais de escrita e evitar a perda.

Adolescentes adoram levar a mochila em um ombro só, isso é extremamente prejudicial para a coluna, ela deve ser levada nos dois ombros de forma com que os itens armazenados estejam bem distribuídos na mochila.
Aparelhos eletrônicos fazem parte da vida dos adolescentes dos dias atuais, então eles precisam se certificar que podem levar esse tipo de objeto para a escola e preparar um bolso na mochila especial para isso. Para os que precisam levar notebook ou tablet, mochilas com espaços feitos para eles são ideais, pois não tomam espaço de outros itens, como livros e cadernos e ficam seguros. Os bolsos menores servem para carregar celular, fones de ouvido, carteira, identidade, chaves e outros pequenos objetos para ficar mais fácil de pegar quando necessário.

Garotas adolescentes precisam de um kit de emergência dentro da mochila, que inclui absorventes, maquiagens, escova e prendedores de cabelo, creme, entre outras coisas, que são de extrema importância para elas, por isso precisam organizar em um bolso separado, ou em uma nécessaire, todos esses itens para que não sujem os materiais escolares.

É importante não se esquecer de colocar o guarda chuva na mochila para não ser pego de surpresa, além de sempre ter protetor solar em mãos. Ter um livro ou algo que distraia o adolescente quando ele não estiver fazendo nada, como o dia que o professor faltar, é uma boa para ficar longe do tédio.


Adultos não são diferentes de crianças e adolescentes, eles também não podem carregar peso nas costas e acabarem ficando com dores e até problemas piores, mas geralmente precisam carregar sua vida dentro da mochila, pois ficam o dia todo fora de casa. As mesmas dicas que demos acima também servem para os adultos.

O peso da mochila de um adulto não deve ultrapassar 10% do seu peso, no máximo 20%. Compre mochilas grandes e com bastantes bolsos para poder guardar da melhor forma os itens. Para manter a mochila sempre organizada, faça inspeções frequentemente. Coloque tudo que guarda na mochila para o lado de fora, revise os papeis, veja se são realmente importantes para continuar na mochila, faça a mesma coisa com livros e cadernos e limpe se estiver suja de farelo ou daquele lixo que não achou uma lixeira por perto para jogar.

Para não sobrecarregar as costas, coloquem seus livros e cadernos na parte da mochila que ficará contra suas costas, para proporcionar conforto na hora do transporte.
Celulares, carteiras, chaves e objetos pequenos devem estar em um compartimento menor, se possível em bolsos mais escondidos que não podem ser alcançados facilmente e nunca em bolsos laterais, principalmente os abertos, para evitar furtos.

Coloque na mochila somente o que vai usar no dia e terá uma mochila muito mais organizada.

Manter a mochila sempre limpa e organizada faz bem até mesmo para a saúde.

A Mochila & Cia possui diversas mochilas de tamanhos, estilos, personagens e modelos diferentes. Uma vai combinar com você!

Dê uma passadinha em nossa loja virtual e confira os melhores preços de mochila. Aproveite que até domingo estamos com 15% de desconto à vista no boleto bancário em todo site. Você não vai perder essa, né?