A influência positiva dos personagens para as crianças

Quem já foi criança, com certeza, já ficou em frente à televisão assistindo seus desenhos favoritos e é nessa fase da infância que a personalidade da pessoa é moldada e se desenvolve as características do ser humano. Os desenhos animados possibilitam e incentivam a imaginação infantil criando um novo mundo e ajudando a criança a compreender o mundo em que vive. Como os desenhos entusiasmam o comportamento das crianças fazendo com que elas imitem suas atitudes, precisa-se tomar cuidado com o conteúdo da programação que a criança está assistindo. Conheça agora um pouco sobre a influência positiva que os personagens têm sobre nossas crianças.


Os super-heróis são presença constante na vida de nossos baixinhos, como foram na nossa e vão ser na vida das gerações futuras. Sempre existe aquele preferido, que a criança quer imitar em tudo, como na forma de vestir, na forma de falar e até de comportamento. Eles podem ser influências positivas na vida da criança, pois os heróis dos desenhos, filmes e histórias em quadrinhos geralmente são corajosos, responsáveis e muito maduros.

Os super-heróis podem ensinar as crianças a defender ideais, proteger os mais fracos e combater as coisas que consideram errado, eles não são apenas distração para as crianças, mas são classificados como essenciais para o crescimento e formação da personalidade das crianças.

Existem pesquisas que comprovam que é benéfico para as crianças esse tipo de interação com os super-heróis da ficção e até mesmo o vilão pode ajudar nessa influência, pois assim a criança também aprende que o mal existe, mas sempre no final da história o bem vence. Assim, as crianças compreendem que os vilões estão aí e que nenhum de nós é perfeito.

Heróis como Homem-Aranha, Os Vingadores, Max Steel, Batman, Big Hero, Ben 10, Guardiões da Galáxia, entre outros podem ser de grande ajuda para o crescimento das crianças que amam estes personagens.


As princesas inspiram as meninas do mesmo jeito dos super-heróis, elas viram referência para as garotas, pois são consideradas heroínas e boas moças, fazendo sempre o bem às pessoas em sua volta. Outra coisa que os contos de fadas ensinam são não confiar em estranhos, valorizar as amizades, a família e ser corajosa. Essas características são ótimas para influenciar o desenvolvimento da personalidade das meninas, mas algumas coisas são controvérsias nas histórias das princesas, como a dependência de um símbolo masculino e a vaidade excessiva, pois para ser uma princesa precisa ser jovem, bonita, magra, possuir joias, vestidos e casar-se com um príncipe. Isso são coisas que não devem influenciar as meninas, uma vez que, são ações negativas e que excluem as pessoas que não possuem esses aspectos.

Percebendo isso, a Disney, que é criadora da maior parte das princesas que as meninas adoram, nos últimos anos criou três personagens que são alheias a todos os padrões e viraram heroínas por si só, não dependendo de outra pessoa ou de sua exuberante beleza. Essas personagens são dos filmes Valente, Malévola e Frozen, que foram sensação e muitas crianças puderam se identificar de forma positiva.

As princesas e outros personagens femininos que possuem boas características fazem muito bem as meninas, ajudando no imaginário das baixinhas de forma positiva.


Muitos desenhos desenvolvidos nos últimos anos fazem muito bem para nossas crianças, pois tem teor educativo, que além de entreter os baixinhos, acabam ensinando questões relevantes. É uma forma de aprender coisas e adquirir habilidades que se ensinam na escola, mas de forma totalmente divertida e atrativa para as crianças, principalmente as menores.

Eles influenciam positivamente porque desenvolve o aprendizado e ensinam situações de ter e valorizar os amiguinhos, a escola, ajudar os pais, além de promover a igualdade. Também ajudam no desenvolvimento da coordenação motora e exploram a musicalização, questões que são de extrema importância nesta fase da vida.

Dar prioridade para desenhos educativos, principalmente nos primeiros anos de vida, pode ajudar as crianças ensinando valores importantes que se são para vida toda.

As maiorias dos desenhos educativos passam em canais de TV por assinatura e nem todos tem acesso a eles, mas grande parte está disponível na internet, como Backyardigans, Doki, A Casa do Mickey Mouse, Peppa Pig, Galinha Pintadinha, Bubble Guppies e Dora, a Aventureira. Vale a pena assistir com seu baixinho.


Mesmo com as influências positivas, não é recomendado à criança passar horas na frente da TV, eles devem aprender a dividir seu tempo com diversas atividades com uma rotina que envolva atividades físicas, atividades lúdicas e horário de estudo, dormir cedo também é essencial. É importante ter um horário para ver TV, onde tenha um conteúdo adequado para a idade do baixinho.

A presença dos pais nestas horas é fundamental para estar analisando a programação que seu filho está assistindo, pois sendo positivo ou negativo, tudo depende da leitura que se faz, assim estando por perto se pode fazer uma interpretação correta do que vê e participar das brincadeiras, interagindo com a criança na hora que ela está assistindo o desenho.

Semana passada a Mochila & Cia lançou a promoção Semana dos Personagens que foi um grande sucesso, trazendo a cada dia novos personagens com 25% OFF à vista no boleto bancário. Esta semana lançaremos uma nova promoção. Não deixe de aproveitar e garantir um produto do seu personagem favorito!