Conheça Paul Frank, o macaquinho mais amado das celebridades.

Quem não conhece Paul Frank? Há 20 anos, o personagem mais simpático de todos vem encantando pessoas ao redor do mundo, inclusive as celebridades que não escondem que são fãs de carteirinha do macaco. Os produtos que estampam a cabeça de Julius, com a boca grande e poucos detalhes agradam a todos por serem ecléticos, jovens e descolados, com itens para todas as idades e gêneros. Conheça mais um pouco da história desse fenômeno!


Tudo começou em 1995, quando três amigos se juntaram em uma garagem de Huntington Beach, uma famosa praia californiana. Os três jovens, Ryan Heuser, John Oswald e Paul Frank Sunich, confeccionavam carteiras e bolsas de vinil com estampas coloridas, onde costuravam personagens divertidos. Foi então que nasceu o famoso macaquinho, batizado de Julius, mas conhecido como Paul Frank, nome de seu criador, um talentoso cartunista.

No início, os produtos com a carinha de Julius eram vendidos somente em lojas da região, mas o sucesso e a aceitação do público foram tão grandes que no final do ano de 1997, os três amigos fundaram a Paul Frank Industries. Logo após a fundação, no início de 1998, a marca participou da Magic Show, uma feira de negócios da cidade de Las Vegas, e receberam muitos pedidos.

Inicialmente, a linha de produtos Paul Frank se resumia em camisetas e acessórios, incluindo as famosas carteiras, mochilas e bolsas estampadas com o rosto do simpático macaco de boca grande.


No ano de 1999, a linha de vestuário veio com tudo com o lançamento dos pijamas que foram campeões de vendas da marca. Suas criações e formas diferenciadas de tudo que já tinham feito, de forma rápida transformaram Paul Frank em um sucesso absoluto, encantando principalmente o público feminino, com acessórios voltados para elas, como bolsas e acessórios muito criativos, descontraídos e com bom humor, que as permitiam fazer diversas combinações.

Até 1999, os itens da marca eram vendidos em lojas multimarcas espalhadas pelos Estados Unidos. Só no ano de 2000, a primeira loja somente de produtos Paul Frank foi inaugurada em São Francisco. Nos anos posteriores, outras lojas foram inauguradas em Los Angeles, Dallas, Chicago, Nova York, e não só dentro dos Estados Unidos, mas também em outros lugares do mundo como Londres, Amsterdã, Berlim e Atenas. Com isso, a linha de produtos que se limitava apenas em bolsas, acessórios e alguns itens de vestuário, se expandiu e trouxe itens de papelaria (agendas, cadernos, canetas, lápis e borracha), roupas de bebês, meias, roupas íntimas, bichos de pelúcias, almofadas, chinelos, óculos, relógios, embalagens especiais, livros, canecas, adesivos, e depois móveis infantis, bicicletas, carrinhos de bebê e assentos de carro para crianças.

A marca segue uma linha bastante rígida e, segundo seus idealizadores, é uma empresa familiar que procura se afastar de qualquer questão política, sexual ou que envolva álcool.


O primeiro problema da empresa fundada pelos três amigos aconteceu em 2005, quando Ryan e Oswald demitiram e retiraram da sociedade Paul Frank, que era diretor criativo da empresa e criador do maior sucesso da marca. Este fato iniciou uma batalha judicial que duraram dois anos envolvendo os direitos autorais dos personagens e da marca que levava seu nome. A empresa foi a ganhadora da causa. Nesta época os produtos Paul Frank já eram sucesso no mundo todo. Atualmente, Paul Frank Sunich trabalha para Treestitch Design com outros personagens.


O enorme faturamento da marca começou quando Julius se tornou o personagem número um queridinho das celebridades. Artistas como Love Hewitt, Avril Lavigne, Hillary Duff, Foo Fighters, White Stripes e até mesmo Madonna e Justin Timberlake são fãs assumidos do macaquinho mais famoso do mundo. Estes famosos proporcionaram enorme exposição de mídia para a marca, o que fez com que ela ficasse ainda mais em alta.

Além destas celebridades, Paul Frank Industries também colabora com muitas bandas, incluindo Bad Religion, Eighteen Visions, Every Time I Die, Radiohead, The Vandals, Alkaline Trio, Atreyu, Tool, Gorilla Biscuits, The Aquabats, Underoath e Pretty Girls Make Graves. Outras colaborações musicais incluem o festival Coachella, Lollapalooza, e da estação de rádio de Los Angeles KROQ-FM.


Estreou em 2014 no Discovery Kids o primeiro desenho animado inspirado no personagem criado por Paul Frank, o Julius Jr. O desenho que leva o nome do personagem, conta a história de um macaquinho inventor, que adora invenções e música, e com a ajuda de seus amigos Ursolino, Cherie, Clancy e Pong, conseguem construir e consertar qualquer coisa e descobrem que os objetos comuns podem ganhar vida e fazer parte de aventuras nas quais a imaginação é o limite.

Voltada para crianças em idade pré-escolar por motivar o uso da imaginação e criatividade no dia a dia, vem agradando não só as crianças, mas também aos pais, por ser uma programação apropriada para idade.


Desde o seu início, Paul Frank foi sucesso de vendas, mas o grande momento da empresa foi a partir de 2009, quando iniciou o sistema de licenciamento, aumentando sua linha de produtos e, consequentemente, suas vendas. Várias marcas conhecidas puderam ter em seus produtos o rosto simpático do Julius.

Em 2010, inaugurou a primeira loja Paul Frank aqui no Brasil, localizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Logo depois foram abertas mais duas lojas, uma no Rio de janeiro, localizada no Fashion Mall e outra em Curitiba, no Shopping Barigui. Desde a inauguração, as lojas são um sucesso entre os fãs da marca.

As lojas Paul Frank estão presentes em mais de 50 pontos de venda em Londres, Amsterdam, Los Angeles, Bagkok, Berlin, Dubai, São Francisco, Nova Iorque, Taipei, Tokyo e Brasil. Suas linhas são direcionadas ao público em geral com linhas para homens, mulheres, adolescentes, crianças e bebês.

Paul Frank também está aqui na Mochila & Cia! Em parceria com a Sestini, trazemos mochilas, bolsas, carteiras e outros produtos com os melhores preços para você aproveitar e entrar na moda com o personagem da vez. Em breve, também estará disponível para venda, a linha escolar do Julius Jr. Não deixe de conferir!